O PAPEL DA DIETA NA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE PRÓSTATA

Já se sabe quanto influente é a dieta em relação ao câncer de próstata podendo influenciar o desenvolvimento, a progressão, as metástases e a mortalidade da doença.
O câncer de próstata depende de hormônios masculinos (testosterona), por isso a remoção desses hormônios tem sido uma das terapias para tratar o grau mais avançado da doença. É possível reduzir a taxa de hormônios masculinos do sangue través da dieta, reduzindo o teor de gorduras totais. O ômega 6 (Presente em óleos vegetais, sementes e nozes) por exemplo, exerce efeito estimulante sobre o crescimento das células do câncer de prótata, enquanto o ômega 3 (presente no salmão, atum, linhaça) inibe o crecimento das células desse tumor.
Alguns fitoestrógenos são importantes para a prevenção da doença, como os lignans que são encontrados no alho, na lentilha e semente de linhaça. Existem estudos feitos por pesquisadores da Duke University, que se mostram otimistas com o resultado obtido com o consumo de sementes de linhaça. Estamos autorizados, mesmo antes das conclusões finais, a fazer uso da semente de linho no combate e na prevenção do câncer de próstata.
As isoflavonas, encontradas na soja, também inibem a formação e mo crescimento de pequenos vasos (angiogênese) que são vitais para o crescimento de tumores.
O alho e a cebola, de acordo com o estudo publicado em 2003, pelo Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos (NCI), há indícios de prevenção do câncer de próstata em até menos 30%, e o responsável pelo benefício seria um composto sulfuroso - o allium-, que também é responsável pelo cheiro característico.
A fibra é outro fator importante, já que estudos demonstram uma menor incidência do câncer de próstata em homens que consomem uma quantidade adequada de fibra na dieta, a fibra pode estar relacionada com a diminuição dos níveis sanguíneos dos hormônios sexuais.
Outros componentes da dieta como o selênio, a vitamina E, os antioxidantes e a vitamina D, são relacionados ao câncer de próstata. Estudo demontrou que o selênio foi responsável pela redução de 50% na mortalidade total por câncer de próstata em um grupo de homens que recebeu 200mcg de selênio ao dia. O uso combinado da vitamina E com o selênio demonstrou maior eficiência em animais do que qualquer um desses dois isoladamente.
O licopeno (pigmento q caracteriza a cor vermelho dos alimentos como melância, molho de tomate, goiaba, mamão, etc.), tem a capacidade de acumular-se na glândula prostática, inibindo o crescimento das células cancerígenas. Estudo mostrou que os pacientes que tomaram suplementos de Licopeno tiveram tumores menores. Os níveis de APE de soro (Antígeno de Próstata Específico, um indicador usado para detectar câncer de próstata) diminuíram nos paciente que receberam Licopeno na forma de extrato de tomate. Além disso, os tumores nos pacientes que consumiram o Licopeno natural mostraram sinais de regressão e malignidade reduzida.
Sabe-se também que as populações que consomem mais crucíferas, como brócolis, couve-flor, espinafre estão menos pré-dispostas ao câncer de próstata.
Em geral para prevenção e tratamento os homens devem reduzir as gorduras totais da dieta para 20% das calorias ingeridas no dia, onde no máximo 10% devem ser provenientes das gorduras saturadas (frituras, manteigas, carnes gordurosas, creme de leite, entre outros). Dar preferência as insaturadas como os óleos vegetais (canola, soja, milho, por exemplo), castanhas, nozes e peixes como salmão, entre outros.
Recomenda-se a ingestão de 40 a 60g de soja por dia. Pode-se ingerir como por exemplo, a proteína de soja em pó batida c/ frutas.
Aumentar a ingestão de fibras de 25 a 30g ao dia, presente na aveia, centeio, alimentos integrais, frutas e verduras.
Aumentar o consumo de peixes de 1 a 2 porções por semana (atum enlatado em água, salmão, sardinha, peixes brancos como linguado, bacalhau, siri, marisco, camarões e lagosta).
O molho de tomate é a melhor forma de biodisponibilidade do licopeno. A absorção de licopeno é maior quando o tomate é cozido, pois a cocção quebra de forma mais eficiente as paredes celulares resistentes, fazendo com que o licopeno torne-se mais acessível, aumentando sua biodisponibilidade. Quanto mais vermelho e maduro o tomate, maior é a quantidade de licopeno. Cozinhe os tomates sem gordura e assim que o molho ficar pronto, adicione um fio de azeite extra virgem (p/ melhorar a absorção). Consuma 2 xícaras por dia. O suco de tomate também é uma outra alternativa.
A semente de linhaça, deve ser triturada (virando uma farinha) e ingerir 4 colheres de chá diariamente, misturadas com o suco de sua preferência, leite, iogurte, etc.
Alguns estudos, não conclusivos ainda acreditam que a ingestão diária de dois copos de chá verde (220 ml/dia) seria importante para prevenir e evitar a doença.
Ingerir no mínimo 5 porções de verduras e frutas ao dia, variando bem os alimentos.
Outra forma de reduzir o risco da doença é a prática regular de exercícios físicos.
Não beba e não fume.
Bibliografia:
*Câncer de Próstata:Novos Caminhos para a Cura/ Luiz Alberto Fagundes (et.al) - Porto Alegre: AGE/ Fundação de Radioterapia do Rio Grande do Sul, 2002.
Faça exames regulares da próstata e procure um urologista.
Da sua saúde só VOCÊ pode cuidar!
Nenhuma informação deste site substitui uma orientação nutricional!
Consulte um nutricionista para um plano alimentar individualizado.
Por Dra. Michelle Ferreira De Simone
Nutricionista CRN-19020
Voltar